.comment-link {margin-left:.6em;}

23 de março de 2006

 

Quando a verdade é o preconceito


Estava eu assistindo o telejornal aqui na Antena 3, um dos canais de Tv mais assitidos da Espanha, quando a apresentadora anuncia orgulhosa e ufanista a próxima matéria:

"Homens espanhóis estão entre os europeus que mais dinheiro gastam em produtos de beleza e são os que mais se banham diariamente: seis de cada dez espanhóis tomam ao menos uma ducha por dia"

Já era engraçado o bastante pra eu ter comentado aqui, ainda mais pela expressão de orgulho da apresentadora, mas, como andei sem tempo de atualizar o blog, tive que esperar uma semana pra comentar essa pérola, e por incrível que pareça, valeu a pena esperar, já que a Yasmin Canibal me mandou um link de uma notícia interessantíssima onde podemos ver que um de cada dez ingleses assumem levar a mesma roupa de baixo por mais de três dias, o que me leva a acreditar que nesse país não se deve praticar sexo oral. Leiam a matéria, tem mais coisa interessante lá, depois volte pra esse post.

Bem, continuando: sobre o fato de europeus tomarem banhou ou não, é uma longa discussão. Peguem por exemplo esse tópico do orkut da comunidade brasileiros na Espanha. Lá está sendo debatido com fervor esse tema que eu estou apresentando aqui.
Queria só argumentar algo interessante sobre esse tabu do mau-cheiro dos europeus: boatos e generalizações quase sempre são argumentos de pessoas ignorantes, mas, no caso desse dilema específico a coisa muda. O que eu vejo é gente muito bem instruída argumentando isso. Minha dermatologista no Brasil, por exemplo, super bem-educada e fina, quando soube que eu vinha pra Europa me comentou sobre a falta de banho dos europeus, e ela visitava muito a Europa.
No avião a caminho da Espanha, abri uma revista onde tinha uma entrevista com o ex-presidente Fernando Henrique e ele comentava sobre suas impressões sobre a Europa dizendo que estava contente de ver que os europeus haviam evoluído muito no cuidado com a higiene pessoal, pois, na época que estudava na Sorbonne, na França, sabia que um amigo seu se aproximava só pelo cheiro.

Viram? Não é o comentário de um amigo meu. não é a boca pequena falando, são pessoas educadas e finas. Eu poderia até incluir histórias que meus amigos contam, como por exemplo, um desodorante na Itália chamado "7 dias", isso mesmo, já imaginou? Se um cara compra um dedodorante só porque ele dura sete dias, já está planejando ficar uma semana sem tomar banho, mas, eu nunca pude comprovar a existência desse produto, além do mais, esse texto ficaria enorme se eu fosse citar cada historinha que eu ouço.

Enfim, volto a bater na mesma tecla. Sou um cara "do contra", odeio ter que concordar com generalizações, adoraria escrever que desvendei mais uma mentira popular, mas, tá difícil, tá muito difícil. Quebrei a cara quando quis desmentir que norte-americanos são xenófobos, quando quis contradizer que argentinos são marrentos e cheiradores, quando fui tenter desmitificar que francesas não raspam o suvaco, ou seja, agora nem duvido mais que japonês tenha pinto pequeno, árabes sejam terroristas, etc.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário



<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker