.comment-link {margin-left:.6em;}

6 de fevereiro de 2006

 

Notícias que eu mesmo invento (XII)


Cientistas descobrem gene responsável pela fé evangélica

O que têm em comum o Edir Macedo e Bezerra da Silva? E a Mara Maravilha com o pastor que aparece pregando na sua televisão cada manhã? E o Dedé Santana com a Monique Evans? Você pode responder que compartilham da mesma doutrina religiosa, mas, o fato é que compartilham muito mais que isso.
Cientista da Nova-Zelândia descobriram que a escolha de uma religião depende de fatores muito além da educação ou do meio onde o indivíduo foi criado. Pesquisadores do projeto genoma apontam o gene 2N =47p-15,23 como responsável para que o indivíduo torne-se um seguidor de igrejas evangélicas ao atingir a idade madura. O gene, que aqui no Brasil já foi batizado como "macedinho" entre a comunidade científica tem todos os ingrediente para causar uma enorme polêmica: misturar fé e ciência.

"Não temos nada contra nenhuma religião, qualquer doutrina pode apresentar sua versão dos fatos aos seus fiéis, mas, nós cientistas e investigadores não podemos nos prender a crença alguma, pois, só atrasaria nosso trabalho, isso é sabido" - Diz o cientista Spencer Butterworth, um dos investigadores responsáveis pela descoberta.

Perguntado ao cientista brasileiro Adilson Ferraes, professor de genética da USP, sobre que tipo de benefícios poderia trazer esse tipo de pesquisa, ele explica que:

"Muitos benefícios. Quantas guerras foram causadas por culpa de uma fé diferente? Hoje mesmo podemos presenciar o conflito entre ocidente e o mundo árabe em pleno ano 2006. A descoberta do gene 2N =47p-15,23 é um passo enorme pra humanidade, a ciência busca agora encontrar o gene responsável por cada doutrina religiosa, isso explicaria muitas coisas. Durante muito tempo acreditou-se que a escolha de uma religião fosse fruto da educação recebida durante a infância, mas, isso não explica o fato de pessoas que tiveram uma trajetória de vida completamente distinta terem optado seguir a mesma doutrina. Veja por exemplo os evangélicos: podemos encontrar entre eles pessoas de diversas camadas sociais, desde traficantes de drogas a apresentadoras de programas de TV, atrizes pornô, artistas, empresários, como aceitar que essas pessoas tiveram a mesma educação? Devemos seguir acreditando que receberam um chamado divino? Não passa de mitologia, agora sabemos que tudo isso já estava escrito e decodificado para acontecer dentro de seus próprios corpos, era questão de tempo até seus genes se manifestarem. Se quiserem podem chamar de destino, mas, pra comunidade científica isso é genética, não há outro nome."

Líderes protestantes foram perguntados sobre a polêmica e enviaram um comunicado oficial onde ratificam suas convicções na graça divina. Deixam claro também que não se impressionam com nada que venha de homens de pouca fé a serviço do mal como os cientistas.

***

Ler todos os outros boatos

Marcadores:


Comments: Postar um comentário



<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker