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23 de novembro de 2005

 

Malditos marketeiros

Não sei se a moda já chegou no Brasil, mas, aqui na Espanha a última invenção dos marketeiros foi utilizar bolsas de mercado transparentes nos supermercados. Até então todos os estabelecimentos comerciais que eu conhecia revezavam entre bolsas brancas ou negras, às vezes variavam de cor, mas sempre em tom opaco, questão de respeito à privacidade do cliente. Já perceberam que videolocadoras costumam utilizar bolsas negras? Por quê será? Talvez porque consideram a hipótese de que alguém que alugou um filme pornô não se sentiria à vontade em desfilar pelas ruas com seu produta à vista. Mas o setor de marketing do supermercado SYP da Espanha não considerou esse hipótese. Mas por que será que eles resolveram fazer tal mudança? E por quê eu acredito que a culpa é do setor de marketing?
Vamos por partes: Bolsas de mercado foram e serão sempre brancas e opacas, para que isso mudasse de um dia para o outro, alguém tem que levantar a mão durante uma reunião da empresa e dizer "Ei, e se usássemos bolsas transparentes?", porque essas coisas não são assim, custa dinheiro, custa trabalho, tem que avisar ao fornecedor de bolsas que agora tem que fabrica-las transparentes, tem que pagar alguém para bolar o desenho das novas bolsas, tem que recolher as bolsas antigas etc etc. Então, uma trabalheira dessa não viria sem um motivo, obviamente alguém perguntou: Por que transparentes? Aí que entra o marketing.
Pelo menos foi a única explicação que encontrei. Na cabeça desses desalmados, antes você desfilava pela rua com uma sacola com o logotipo da rede de supermecados SYP, alguém via sua sacola e pensava "Acabo de lembrar que tenho que ir ao SYP fazer compras". Mas, isso não bastava, agora com o novo sistema de sacolas transparentes todos podem ver o que você acabou de comprar, ou seja, faz propaganda da rede de supermercados e também de seus produtos. Logo o cidadão está andando na rua e olha descaradamente pro seu repolho roxo, e tu já fica puto "Gosto de repolho sim, e daí? Algum problema, mermão?", mas na verdade não há problema algum, o sujeito simplesmente acaba de se dar conta de que no SYP estão vendendo repolho roxo e que ele vai comprar também. Assim funciona a coisa, e aposto que dá certo, aposto que isso aumentará as vendas, ainda que tenha que desrespeitar o cliente. Não parece desrespeito? Eu exemplifiquei um inocente repolho roxo que não causa nenhum constrangimento a ninguém, mas e se alguém resolve comprar um alongador de pênis? Tem mercado que vende, mas tudo bem, esse é o tipo de produto que em geral se compra pelo 1406, porque ninguém que compra isso quer dar as caras, mas há um sem-fim de produtos que podem causar constrangimento e se encontram em qualquer mercado, como: modess, camisinhas, K.Y, vagi-clean, pomadas pra hemorróidas.. tudo isso pode ser encontrado num hiper-mercado e não é que seja uma vergonha adquirir esse produtos, mas pergunto: Parece legal que todo mundo saiba que você comprou isso? Imaginem o constrangimento de um gordão caminhando com seu diet-shake exposto pra todo mundo ver? E a menininha de cabelo ruim com sua caixinha de Henê? Enfim, eu sou daqueles que me desagrada até que saibam o que cozinharei na janta, não gosto. Sempre acho que vou ser abordado no meio da rua por uma velhinha que vai ver o frango congelado que eu levo na bolsa transparente e vai me dizer "Meu filho, cuidado com esse negócio da gripe do frango .." essas coisas, sabe. Assim que não compro mais lá, e espero que a moda não pegue em outros mercados, senão vou passar a comprar só pelo 1406, aí aproveito e já peço um alongador de pênis, só pra ver qualé da coisa.

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